Redes Sociais











quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Cálculo de Potência/Tensão/Corrente

Comprou um chuveiro novo e não tem certeza sobre o disjuntor a ser utilizado? vamos lhe dar uma dica de como calcular o disjuntor correto para sua nova aquisição.
O primeiro passo é saber qual o valor da tensão da sua região, no caso 220v (entre fase e neutro) ou 127v (entre fase e neutro). O símbolo utilizado para tensão é "V", para potência "P" e para corrente "I". Para não esquecer colocamos estes três símbolos dentro de um triângulo com o "P" no lugar de numerador e abaixo como denominador "V" x "I" conforme desenho abaixo:
No exemplo acima utilizamos um chuveiro com potência em Watts de 5500w, utilizando a formula levando em conta uma rede de 220v obteremos o resultado de 25A de corrente. Nesse caso o disjuntor indicado que encontramos disponível no mercado seria:

Disjuntor Din Curva B 32a Monopolar

No exemplo acima também é indicado o calculo quando temos a resistência do produto em ohms onde a resistência é representada pela letra "R".

Por que Disjuntor Din Curva B?
Existem três modelos de disjuntor de acordo com a "curva" ou seja, a escolha do disjuntor não é feita somente pela corrente calculada, a escolha deve ser feita de acordo com a aplicação do disjuntor.

Curva B:

A curva de ruptura B para um disjuntor estipula, que sua corrente de ruptura esta compreendido entre 3 e 5 vezes a corrente nominal, um disjuntor de 10A nesta curva deve operar quando sua corrente atingir entre 30A a 50A.
Os disjuntores curva B são usados onde se espera um curto circuito com baixa intensidade, normalmente cargas resistivas, em residencias nas tomadas de uso comum, onde a demanda de corrente de partida do equipamento é baixa.

Curva C:

A curva de ruptura C para um disjuntor estipula, que sua corrente de ruptura esta compreendido entre 5 e 10 vezes a corrente nominal, um disjuntor de 10A nesta curva deve operar quando sua corrente atingir entre 50A a 100A.
Os disjuntores de curva C são usado onde se espera uma curto circuito de intensidade média e onde a demanda de corrente para partida de equipamentos é mediana, normalmente cargas indutivas, como motores, sistemas de comando e controle, circuitos de iluminação em geral e ligação de bobinas.

Curva D:

A curva de ruptura D para um disjuntor, estipula que sua corrente de ruptura esta compreendido entre 10 e 20 vezes a corrente nominal, um disjuntor de 10A nesta curva deve operar quando sua corrente atingir entre 100A a 200A.
Os disjuntores de curva D são usado onde se espera uma curto circuito de intensidade alta e onde a corrente de partida é muito acentuada, sendo muito utilizados em grande motores e grandes transformadores.
Não existe contudo disjuntores de curva A, o motivo é para que o A da curva não seja confundido com o A de ampere, unidade de corrente elétrica.

Tirou sua dúvida? se ainda assim não se sentir seguro quando comprar seu chuveiro novo ligue-nos que instalamos para você !!
Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário